A Diretoria do Fórum Advogado Sobral Pinto (FASP) está realizando coleta seletiva de materiais recicláveis, tais como papel, plástico (garrafas pets, cds) e metais. A iniciativa, implantada há menos de um mês, já possibilitou a doação de um primeiro lote de resíduos à Usina de Reciclagem e Renda de Roraima – Usirrenda.
O objetivo do Fórum é adotar medidas pautadas na responsabilidade social e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. De acordo com a juíza Graciete Sotto Mayor, diretora do Fórum, o processo de coleta seletiva é importante, pois se trata de uma obrigação de todos para cuidar do meio ambiente.
Para a entrega das doações é realizado um processo de seleção dos papéis por um servidor do Fórum, pois existem documentos sigilosos e, após esse procedimento os materiais são levados à cooperativa beneficiada.
O número de organizações que trabalham com reciclagem no estado de Roraima ainda é reduzido e é recente a iniciativa do FASP em doar materiais recicláveis. A coleta seletiva por enquanto é realizada apenas no prédio do Fórum, mas a intenção da Diretoria é buscar opções para expandir essa prática aos demais setores do Judiciário Roraimense.
Fonte: TJRR