Dicom conquista 2º lugar no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

Compartilhe

A Diretoria de Comunicação (Dicom) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) conquistou, na última sexta-feira (1º/8), o segundo lugar da categoria Relacionamento com a Mídia do XII Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. Foram 205 trabalhos inscritos nas 16 categorias. A premiação ocorreu durante X Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça, realizado em Aracaju (SE), nos dias 31 de julho e 1º de agosto.

O trabalho inscrito no prêmio pela Comunicação do TJAL mostra como são feitas as divulgações e os planejamentos para os julgamentos do Tribunal do Júri de maior repercussão. A Dicom prepara recepção para jornalistas credenciados e disponibiliza estrutura adequada para produção de conteúdos, facilitando as atividades dos diversos veículos de comunicação. Além disso, a Dicom também acompanha e produz matérias sobre os julgamentos.

O assessoramento de imprensa em júris populares começou no julgamento do caso PC Farias, em maio de 2013. Os cinco dias de trabalho para assistência a 147 comunicadores de 47 veículos de comunicação rendeu à Diretoria de Comunicação o Prêmio Braskem de Jornalismo, na categoria Assessoria de Imprensa.

Em Aracaju, a Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo foi vencedora na categoria em que a Dicom participou com o case “A grandiosidade jamais vista na Justiça brasileira”, que abordou os dias do julgamento do Caso Carandiru, e a Assessoria de Imprensa do Conselho da Justiça Federal foi a terceira colocada com o trabalho “Media training para magistrados”, no qual foi relatado como a Ascom prepara os novos magistrados a se relacionarem com os meios de comunicação.

X Conbrascom

Organizado pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), o evento abordou os Desafios da Comunicação: Avanço tecnológico e humanização . O congresso é realizado todo ano e direcionado aos comunicadores do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensorias, Tribunais de Contas, Ordem dos Advogados e instituições afins, além de ministros, juízes, procuradores e promotores de Justiça, jornalistas e estudantes universitários.

São promovidos debates, painéis e conferências a fim de estimular o desenvolvimento de uma política de comunicação voltada para o esclarecimento do cidadão e contribuir para a democratização das instituições e o acesso à Justiça. Este ano, Cristiano Soares e Robertta Farias representaram a Diretoria de Comunicação durante o congresso.

Fonte: TJAL