Nesta segunda-feira (10/5), a partir das 15h, o Memorial da Justiça Eleitoral Gaúcha fará o lançamento do documentário “Nos Tempos do Casarão”. A produção traz a visão de sete servidores aposentados sobre a estada do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) em sua antiga sede, localizada na rua Duque de Caxias, 973, Centro Histórico de Porto Alegre.
O TRE-RS esteve sediado no casarão entre 1945 e 1974, até a mudança para a sede atual, também na rua Duque de Caxias, no número 350. O documentário é o primeiro audiovisual de cunho memorialístico produzido pela instituição e foi realizado com base em entrevistas coletadas em 2019, antes da pandemia da Covid-19. Atualmente, o casarão é um museu de arte, conhecido como Pinacoteca Rubem Berta.
A data escolhida para o lançamento marca, ainda, a celebração do Dia da Memória do Poder Judiciário, definida por meio da Resolução 316/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No dia 10 de maio de 1808 foi criada, por Alvará Régio, a Casa da Suplicação do Brasil, o primeiro órgão de cúpula do Judiciário brasileiro.
O evento terá transmissão, ao vivo, pelo canal do TRE-RS no YouTube e contará com as presenças do presidente do TRE-RS, desembargador André Villarinho, e do diretor-geral do órgão, Josemar Riesgo, além do historiador do Memorial, Rodrigo de Aguiar Gomes.
Fonte: TRE-RS