Detentas têm dia de cidadania em Penitenciária de Teresina

Compartilhe

O Conselho da Comunidade vinculado à 2ª Vara Criminal de Teresina realizou no domingo (18/8), na Penitenciária Feminina da capital, o Dia da Cidadania, uma programação com diversas atividades para as presas e seus familiares. Além de apresentações musicais e teatral, durante a manhã e à tarde foram ministradas palavras de inspiração religiosa pelo padre Valdir, coordenador Nacional da Pastoral Carcerária, pelo Pastor Joel Ferreira, da Igreja Batista do Jóquei, e pela espírita Conceição Tenório, coordenador do evento.

As detentas e seus familiares também receberam atendimento psicológico, assistência social e jurídica, lições de beleza relativas a cuidados com os cabelos e uso de cosméticos, dicas para preparo de refeições e execução de receitas, tudo graças ao trabalho de profissionais voluntários. No decorrer do dia, foram fornecidos lanche e almoço. Os alimentos oferecidos também foram fruto de contribuições da comunidade.

Participaram do evento o desembargador Francisco Antonio Paes Landim Filho, corregedor-geral da Justiça; o juiz José Vidal de Freitas Filho, titular da 2ª Vara Criminal de Teresina; o padre Valdir João Silveira; e a diretora da Penitenciária Feminina, Geracina de Olímpio Melo.

Segundo o juiz José Vidal, o Conselho da Comunidade de Teresina, que tem por atribuição visitar, pelo menos mensalmente, os estabelecimentos penais existentes na comarca, entrevistar presos, apresentar relatórios mensais ao Conselho Penitenciário e ao juiz da execução, especificando as contas, e diligenciar a obtenção de recursos materiais e humanos para melhor assistência ao preso ou internado, tem sido importante canal de comunicação entre a sociedade e o sistema prisional.

Por meio de voluntários que trabalham sem remuneração, o Conselho presta, na avaliação do magistrado, uma inestimável contribuição para a reinserção social dos presos e, por consequência, para a redução da violência na capital piauiense.

Fonte: TJPI