Curso profissionalizante em prisões do MT começa na segunda

Compartilhe

O início dos cursos profissionalizantes e a construção de unidades empresariais dentro das unidades prisionais de Mato Grosso foram temas da reunião entre cooperadores da Justiça Penitenciária na tarde desta quinta-feira (12/9) no gabinete do juiz de execuções penais de Cuiabá, Geraldo Fernandes Fidelis Neto. A carga horária dos cursos varia entre 160 e 200 horas/aula e boa parte deles terá início na próxima segunda-feira (16 de setembro).

O juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Jorge Luiz Tadeu Rodrigues assegurou que o panorama do sistema terá mudança positiva considerável a partir da habilitação dos recuperandos (nova denominação utilizada para os reeducandos do sistema prisional) ao mercado de trabalho. A presidente e a diretora executiva da Fundação Nova Chance, respectivamente Neide Aparecida Mendonça Gomes e Mônica Rodrigues de Souza, apresentaram um calendário que começará a ser cumprido na próxima semana.

Além da Comarca de Cuiabá, as de Água Boa, Alto Garças, Arenápolis, Cáceres, Diamantino, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande também serão beneficiadas pela aplicação de 14 cursos profissionalizantes. As aulas restantes devem ser iniciadas em 30 de setembro. Ao todo, 540 vagas serão oferecidas pelo Pronatec/Senai, 60 Pronatec/Senac e 160 pelo Pronatec/Secitec.

Também participaram da reunião o presidente da Comissão de Direito Penal e Processo Penal (CDPPP) da ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB/MT), Waldir Caldas, e o médico do Sistema Prisional Olete Ventura. A equipe salientou que problemas como falta de estrutura para aplicação dos cursos e a confecção de documentos pessoais dos recuperandos estão sendo sanados por meio de parcerias.

CGJ-MT