A Coordenadoria das Varas da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) encerrou neste sábado (2/6) o curso que preparou casais para adoção de crianças – iniciado há dois meses. A partir do curso, os casais serão inseridos no Sistema de Informação e Gerência de Adoção (Siga), que funciona no âmbito do Estado do Espírito Santo, no Cadastro Nacional de Adoção (CNA), válido para todo o Brasil.
O evento deste sábado foi voltado tanto para os casais postulantes à adoção, como também para famílias que já adotaram. Fizeram parte da programação dinâmica com discussão de temas referentes ao cotidiano da adoção com os postulantes (e os que já são pais adotivos); atividade lúdica com crianças e adolescentes dos abrigos e crianças já adotadas com a equipe da Estação do Conhecimento; e encerramento com uma mensagem motivacional;
A coordenadora das Varas da Infância e Juventude, juíza Janete Pantaleão, aproveitou a ocasião para fazer um momento de reflexão para o grupo. Hoje, no Espírito Santo, há 121 crianças à espera de adoção. No total, existem 1.065 pretendentes a adotar uma criança. Deste universo de postulantes, 117 são estrangeiros que querem adotar um menino ou menina capixaba, segundo dados do Tribunal de Justiça.
Do TJES