Psicólogos e servidores do Judiciário debatem maneiras de enfrentar os impactos da violência contra a mulher em seminário na Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte.
A iniciativa é resultado de um protocolo de intenções, assinado entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Federal de Psicologia (CFP), no ano passado. A parceria é para consolidar o conhecimento desses profissionais em relação ao tema e permitir que escolas de psicologia contribuam no atendimento às vítimas da violência, causadora de traumas psicológicos.
O workshop ocorrerá nos dias 1 e 2 de fevereiro, e contará com a presença de magistrados, terapeutas, professores e pesquisadores ligados ao tema. Estão previstas mesas de debates, compartilhamento de experiências relativas as técnicas capazes de auxiliar o processo de recuperação das vítimas. Também deverá ser apresentada a cartilha criada pelo CFP para orientar os profissionais que lidam com vítimas e autores de violência.
Os participantes deverão também, conjuntamente, consolidar um projeto voltado aos profissionais da área de psicologia – em conjunto com o Judiciário – com a finalidade de contribuir com o combate à violência doméstica.
CNJ e Maria da Penha
Para a juíza auxiliar da presidência Andremara dos Santos, a parceria reforça a concretização da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica, que prevê ações de atendimento multidisciplinar e psicológico às vítimas, sejam elas mulheres adultas ou crianças e adolescentes, como consta na Lei Maria da Penha. A Política Nacional foi instituída pelo CNJ, no ano passado, pela Portaria n. 15/2017.
O CNJ orienta os tribunais a participar de iniciativas voltadas ao atendimento integral e multidisciplinar às vítimas de violência. Entre as ações sugeridas pelo Conselho estão parcerias entre entidades governamentais e não governamentais nas áreas de segurança, assistência social, educação e trabalho, em programas de combate e prevenção a todas as formas de violência contra a mulher.
Serviço:
Workshop Parceria CNJ e CFP para o atendimento psicológico em situações de violência doméstica e familiar.
Onde: Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte
Rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, 1000 – Candelária, Natal – RN, 59065-555
Telefone: (84) 3215-1866
Agência CNJ de Notícias
Regina Bandeira