O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEMULHER), promove curso de capacitação para os farmacêuticos e atendentes de farmácias, neste sábado (11/7), às 14h, sobre a Campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Maranhão (CRF/MA).
Um dos objetivos principais da campanha – realizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os tribunais do país – é oferecer aos farmacêuticos e balconistas um treinamento para acolhimento das vítimas de violência doméstica e familiar e tomada de providências, para que acionem a polícia.
Como o isolamento exige um tempo maior de convivência, muitas mulheres acabam tendo uma dificuldade de denunciar o agressor ou de buscar ajuda. Uma importante informação é que os atendentes de farmácia não serão conduzidos à delegacia e nem serão convocados para testemunhar, o papel deles será na comunicação à polícia.
Com duração de 4h, o curso “Campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica e o Papel das Farmácias na Proteção às Mulheres”, tem como conteúdo programático assuntos como gênero, violência, Lei Maria da Penha, além dos objetivos, fluxos e metodologia da campanha.
O CRF/MA está responsável pelas inscrições dos profissionais, disponibilização da plataforma em que o curso será ministrado e pela certificação. As quatro horas de aula serão ministradas pela coordenadora administrativa da CEMULHER, Danyelle Bitencourt, que é assistente social, especialista em criminologia e atua na temática da violência doméstica e familiar contra a mulher há 13 anos.
Informações
Curso: Campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica e o papel das farmácias na proteção às mulheres
Palestrante: Danyelle Bitencourt Athayde Ribeiro (Coordenadora Administrativa da CEMULHER)
Data: 11 de julho (sábado), às 14h
Inscrições: www.eventos.crf.org.ma
Como funciona:
Fonte: TJMA