Crianças aprendem sobre o Judiciário pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola

Compartilhe

Cerca de 100 alunos de três escolas da rede pública do Distrito Federal puderam conhecer, nesta segunda-feira (13/09), um pouco mais sobre o papel do Poder Judiciário no Brasil. Os estudantes do 5º ano das Escolas Classe 111 Sul, 114 Sul e 05 do Cruzeiro ouviram a palestra do juiz da 9ª Vara Cível de Brasília João Luis Fischer Dias e depois visitaram o Espaço Memória Desembargadora Lila Pimenta Duarte.

 

A visita das crianças faz parte do Programa Cidadania e Justiça na Escola, criado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em parceria com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Secretaria de Educação do DF. O objetivo do programa é promover esclarecimentos aos alunos do Ensino Fundamental sobre direitos e deveres contidos em nosso ordenamento jurídico.

Os alunos ouviram a palestra do Juiz João Fischer e participaram ativamente. Ao final da palestra, em que o magistrado explicou a função do Poder Judiciário, as diferenças entre conflitos cíveis e criminais e o papel de órgãos como o Ministério Público e Defensoria Pública, as crianças fizeram fila para tirar suas dúvidas sobre o assunto. As crianças também conheceram o Memorial do TJDFT e finalizaram a visita com um lanche.

Com a visita, 12 escolas do Plano Piloto já estiveram na sede do TJDFT em 2010, num total estimado de 520 alunos. Além das escolas do Plano Piloto e de cidades satélites, o projeto atende as escolas rurais do DF. O Cidadania e Justiça pretende, em 2010, atender 100% das escolas públicas do Distrito Federal. No final do ano letivo, os alunos vão participar de concurso de redação, música, teatro e dança sobre os temas aprendidos, como forma de estimular o estudo sobre os temas tão importantes para a formação da cidadania.

Saiba mais – Antes do encontro com os magistrados do TJDFT, o assunto é explorado em sala de aula. No primeiro momento do programa, os professores recebem a cartilha, em forma de revista em quadrinhos, com explicações sobre a organização do Estado, a função do Poder Judiciário e dos profissionais do Direito.

O Judiciário, ciente da responsabilidade social com a cidadania, vai até a Escola, contribuindo com o ensino fundamental, adequando sua linguagem técnica à infantil, proferindo aulas, formando agentes multiplicadores, estabelecendo a experiência da prevenção de conflitos através de profissionais qualificados, e buscando a auto-sustentabilidade da cidadania.

Fonte: TJDFT