A Ouvidoria Judicial do Poder Judiciário, em Santa Catarina, sob o comando do desembargador Salim Schead dos Santos, registrou um acréscimo de demanda de 15% neste ano, em relação a 2011. Com base no relatório de atividades dos últimos 12 meses, aliás, é possível traçar um perfil da forma como as pessoas interagem com a ouvidoria e, também, o que buscam dela.
Majoritariamente, os interessados buscam informações (47%), e o fazem através de mensagens de correio eletrônico (71%). Segundo o servidor Marlon José Müller, coordenador da OJ, foram registradas neste ano 1.886 manifestações. A predominância de procura por informações, acredita, pode estar vinculada à vigência da nova Lei de Acesso à Informação. Foi registrado, também, número significativo de reclamações, boa parte delas referente a casos de morosidade judicial.
A ouvidoria, de qualquer forma, deu resposta em cerca de 98% dos casos apresentados. Ficaram pendentes pouco mais de 10 atendimentos, que serão retomados já no retorno do recesso forense, em 7 de janeiro de 2013.
Do TJSC