Cresce número de audiências conciliatórias em Minas Gerais

Compartilhe
Sexta, 14 de Novembro de 2008

A  expectativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) é obter um desempenho maior na próxima Semana Nacional pela Conciliação,  de dezembro, do que o realizado nos anos anteriores, a julgar pelo  número de comarcas que já aderiram e pelo total de audiências agendadas até o momento, Até o final da tarde desta quinta-feira (13/11), 151 comarcas haviam confirmado a participação no movimento. Um total de 17.087 audiências já havia sido agendado, sendo 7.623 na Justiça Comum e 9.464 nos Juizados Especiais.

Várias atividades serão desenvolvidas durante a Semana, que será realizada de 1º a 5 de dezembro, com o objetivo de divulgar a importância da cultura da conciliação e sensibilizar a população a optar por essa prática na resolução de conflitos. Show de abertura no Parque Municipal, em Belo Horizonte, no próximo dia 30, às 9h30, com vários artistas, está entre as ações programadas para a Semana. Haverá ainda distribuição de material informativo sobre a conciliação e sorteio de brindes.

Em Minas, estão envolvidas as Centrais de Conciliação e o Magistrado Conciliador, ambos voltados para a busca do acordo em processos já iniciados na Justiça Comum, bem como os Juizados Especiais. E ainda os Juizados de Conciliação, que são informais, e a Conciliação de Precatórios, para quitar dívidas de entes públicos já reconhecidas pela Justiça. 

 Fonte: Assessoria de Comunicação  do TJMG