Desde meados de março, quando entraram em vigor as primeiras medidas de prevenção ao novo coronavírus – que incluem trabalho remoto e realização de eventos preferencialmente por meio de teleconferências – a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (EJUD/TRT10) já capacitou 3.267 magistrados, servidores, terceirizados e estagiários, sendo 2.258 do TRT10 e 1.009 de outros regionais, por meio de 94 eventos (32 internos e 62 externos), na modalidade à distância, que somaram mais de 563 horas de formação. Os números mostram que, mesmo diante de um cenário adverso, a Escola aumentou a produtividade e manteve seu padrão de qualidade nesses últimos meses.
Fiel parceira do Tribunal nas iniciativas que envolvem a formação inicial e continuada, a Escola ainda realizou seis eventos de responsabilidade de outras áreas do TRT10 e transmitiu, por meio de seu canal no YouTube, 23 lives. Entre os principais parceiros da Escola, podem ser mencionados o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, o Comitê de Erradicação ao Trabalho Infantil (CETI/TRT10), o Programa do Trabalho Seguro, a Comissão de Inclusão e Acessibilidade, a Seção de Responsabilidade Socioambiental, a Secretaria de Gestão de Pessoas, o Programa de Estágio e o HARMONIA – Grupo de Atenção à Hipertensão Arterial do TRT10, entre outras.
A diretora da EJUD-10, desembargadora Flávia Falcão, lembra que logo no início da pandemia, a equipe da Escola mobilizou-se para encontrar os meios mais efetivos de continuar com a capacitação de magistrados e servidores e o canal do YouTube surgiu como a melhor opção. Hoje, ela se revela orgulhosa do espaço conquistado e da aceitação da Escola e destaca a liderança exercida pelo secretário executivo da EJUD-10, João Batista Português Júnior, que segundo ela “tomou posse em momento onde o trabalho presencial já estava suspenso e soube conduzir a transição com muita competência”. Ainda segundo a diretora, a colaboração efetiva da vice-diretora da Escola, desembargadora Cilene Amaro Santos, dos servidores, do Conselho Consultivo da Escola e o apoio da administração do Tribunal também foram determinantes para que os objetivos fossem atingidos.
Dificuldades
Os expressivos números foram alcançados com a equipe da Escola trabalhando no regime de home office – respeitando as medidas de prevenção – e enfrentando desafios relacionados aos recursos tecnológicos. De acordo com os gestores da Escola, a unidade não conta com profissionais com formação e conhecimentos específicos nas tecnologias de transmissão ou de Tecnologia da Informação.
Muitas vezes é intenção da Escola fazer determinado evento em outros formatos – mesmo na modalidade telepresencial – mas os recursos disponíveis não atendem como se gostaria, revela. Nesse curto período de tempo, explica João Português, toda a equipe da EJUD-10 acabou tendo que se adaptar a essa nova realidade: transmissões pelo canal do YouTube, ambiente virtual de aprendizagem (Moodle), Teams e Zoom.
Fonte: TRT10