Corregedoria Nacional encerra agenda de inspeções com verificação no TJCE

Você está visualizando atualmente Corregedoria Nacional encerra agenda de inspeções com verificação no TJCE
Solenidade de encerramento da inspeção da Corregedoria Nacional no TJCE. FOTO: TJCE
Compartilhe

A Corregedoria Nacional de Justiça encerrou, na sexta-feira (21/06), inspeção de rotina no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Os trabalhos contemplaram as unidades administrativas e judiciárias, bem como as serventias extrajudiciais da Capital e do Interior. O TJCE foi o 27º e o último tribunal estadual a receber a inspeção da Corregedoria Nacional sob a gestão do ministro Luis Felipe Salomão.

As inspeções ordinárias estão atribuídas a Corregedoria Nacional pelo Regimento Interno do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o acompanhamento mais próximo das atividades do Judiciário nos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.

No encerramento do trabalho no Ceará, o coordenador da inspeção, desembargador Fábio Uchôa Montenegro, reforçou que as inspeções prezam pela celeridade e eficiência da Justiça brasileira. “É necessário que a Justiça brasileira tenha um nível de excelência comum a todos. Essa integração agrega forças, sentimentos, entusiasmos e uniformização”, pontuou. Ele afirmou ainda que, quando detectada alguma falha ou irregularidade, imediatamente são pensadas soluções e, muitas vezes, quando o relatório da inspeção é aprovado pelo Plenário do CNJ, os problemas já foram resolvidos.

Em relação às boas práticas encontradas no Ceará, o magistrado destacou o bom funcionamento no 2º grau de jurisdição e elogiou a existência, no 1º grau, do Programa Tempo de Justiça, que atua para acelerar processos de crimes dolosos contra a vida. “É um projeto muito importante, que vem sendo cumprido com eficiência e deveria ser copiado pelo Brasil inteiro”, afirmou o coordenador da inspeção. O tribunal também apresentou a utilização exitosa do “Sistema Alice”, uma inteligência artificial que facilita a identificação de inconsistências que possam gerar dificuldades em editais de licitação.

Ao longo da semana, a equipe da Corregedoria Nacional obteve acesso irrestrito a livros, documentos, sistemas e demais dados relevantes do TJCE. “Estamos conscientes e tranquilos que o tribunal vem melhorando ano após ano. Nós continuamos à disposição, abertos a críticas e sugestões, que certamente podem contribuir para o nosso crescimento”, destacou o presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, que conduziu a cerimônia na Escola Superior da Magistratura do Estado (Esmec).

Agenda no Ceará

O ministro Luis Felipe Salomão abriu a inspeção no TJCE na segunda-feira (17/6). Ao longo da semana, ele cumpriu agenda também com o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

O corregedor nacional de Justiça proferiu palestra no TRT7, no Ceará. FOTO: TJCE

O corregedor nacional também proferiu a palestra “A Atividade Correicional e as Escolas Judiciais: um novo olhar sobre o papel do Judiciário”, no Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE). O objetivo do evento foi apresentar os desafios e as inovações na atuação do Judiciário brasileiro. Salomão apresentou visão abrangente sobre as atividades correicionais e o papel das escolas judiciais na modernização e aprimoramento do sistema judiciário. A juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça Roberta Ferme também participou do evento.

 

 

 

Agência CNJ de Notícias, com informações do TJCE

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária