Nesta quinta-feira (6/2), a Corregedoria Nacional de Justiça encerrou oficialmente as atividades de inspeção no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). A iniciativa foi a primeira de uma série de inspeções a nove tribunais de justiça estaduais em visitas programadas para o primeiro semestre deste ano.
Na solenidade de encerramento, o corregedor nacional de justiça, ministro Mauro Campbell, ressaltou que as inspeções não possuem caráter punitivo. “Sempre procuramos fazer com que o tribunal inspecionado sinta-se realmente prestigiado pela inspeção e não coagido por ela, afinal não somos perfeitos, também precisamos aprender”, pontuou.
Segundo o corregedor, a inspeção no Judiciário maranhense evidenciou conquistas e resultados importantes, além de desafios que precisam ser enfrentados. “Os dados e as observações realizadas ao longo dessa inspeção nos mostram que muitas unidades estão alcançando resultados bastante significativos. É essencial que o tribunal continue investindo em capacitação de servidores, otimização de recursos e reavaliação constante das estruturas das unidades”, reforçou.
Já o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, destacou a harmonia existente entre os tribunais e o CNJ para o direcionamento e o aprimoramento da gestão. “Seguimos sempre firmes em parceria com o CNJ e os tribunais e abertos ao diálogo para aprimorarmos os nossos serviços e sabermos para onde devemos ir. Todo o empenho que tem sido feito pelo Conselho Nacional de Justiça é justamente nessa ideia de cogestão, por isso a Justiça nacional é outra a partir do CNJ”, afirmou.
Balanço dos trabalhos
Em balanço da inspeção divulgado durante a solenidade, o ministro Mauro Campbell enumerou avanços expressivos do Judiciário maranhense, como a homologação do resultado de concurso público para servidores e servidoras, com o imediato chamamento de 45 novos servidores e servidoras, entre oficiais de justiça, técnicos, técnicas e analistas.
O ministro também destacou a Coordenadoria de Precatórios pelas instalações adequadas e quadro de pessoal compatível com a demanda existente.
Mauro Campbell também apresentou dados reforçando a necessidade de empenho no desenvolvimento do trabalho colaborativo entre as diversas unidades. “A soma desses esforços permitirá ao Tribunal superar os desafios e alcançar resultados para uma Justiça mais célere e adequada para a sociedade”, concluiu.
Inspeções
A equipe de inspeção no TJMA foi composta por nove magistrados e magistradas e 23 servidores e servidoras, que se dividiram em sete equipes para visitar 44 unidades do tribunal, entre presidência, vice-presidência, corregedorias, gabinetes de desembargadores, varas de diversas especializações, serventias extrajudiciais, unidades administrativas, de precatórios e de tecnologia da informação. A inspeção no TJMA foi determinada por meio da Portaria n. 83/2024.
A próxima inspeção está marcada para ter início em 17/2 no Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), conforme previsto no calendário de inspeções da Corregedoria Nacional (Portaria n. 81/2024).
Agência CNJ de Notícias, com informações do TJMA.