O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) realizou, na manhã desta segunda-feira (25/11), solenidade de boas-vindas à equipe da Corregedoria Nacional de Justiça e a abertura dos trabalhos de inspeção de verificação do funcionamento dos setores administrativos e judiciais do tribunal.
Na cerimônia, o corregedor nacional de Justiça, ministro Campbell Marques, destacou que o objetivo da inspeção é regulamentar, ou seja, “é tão somente verificar se este Tribunal, assim como todos os outros inspecionados, estão seguindo as balizas administrativas traçadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nós estamos aqui muito mais para aprender e, se necessário, prover”.
O ministro agradeceu a recepção e manifestou sua convicção de que “todos aqui neste tribunal são pessoas absolutamente comprometidas com a coisa pública. Tenho respeito por Vossas Excelências. Partimos da convicção de que este tribunal é composto por pessoas de retidão no trato com a jurisdição e com o jurisdicionado. É sobre esta baliza que nós vamos trabalhar com a inspeção”, disse.
Presidente da corte, o desembargador Waldir Leôncio Júnior ressaltou o reconhecimento do TJDFT como o melhor tribunal de porte médio do país, e o esforço de todos para a manutenção desse status, além do comprometimento de prestar o melhor serviço possível à sociedade do Distrito Federal. “A correição é, acima de tudo, uma oportunidade para identificar boas práticas, detectar e corrigir eventuais falhas e propor caminhos que tornem o TJDFT ainda mais eficiente. Receberemos, com muito gosto, todas as observações que nos forem apresentadas e procuraremos corrigir, como temos feito nas correções anteriores. Estamos à disposição para colaborar para o sucesso dos trabalhos”, finalizou.
A inspeção ocorre de 25 a 29 de novembro, sem qualquer prejuízo das atividades forenses e dos prazos processuais.
Agência CNJ de Notícias