A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso realiza no próximo dia 14 de abril a audiência pública Impacto da Transformação Digital no Poder Judiciário, com foco na inovação no setor público. O evento é promovido em parceria com o Laboratório de Inovação (InovaJusMT) e com a Escola dos Servidores, no formato híbrido: presencialmente no Espaço Justiça e Arte Desembargador Gervásio Leite, na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT); e com transmissão ao vivo pela plataforma Microsoft Teams e pelo canal oficial do TJMT no YouTube.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Leite Lindote, informa que o objetivo do evento é reunir magistrados, servidores, gestores públicos e especialistas para discutir soluções inovadoras e estratégias de transformação digital voltadas à melhoria dos serviços judiciais prestados à população. “O Judiciário precisa acompanhar as transformações tecnológicas para garantir agilidade, transparência e efetividade na prestação dos serviços. A audiência pública é uma oportunidade para ouvir diferentes perspectivas e alinhar o avanço digital com as reais necessidades da sociedade. O evento é aberto a todos que querem contribuir para evolução do judiciário”, convida.
O coordenador da CGJ, João Gualberto Nogueira Neto, responsável pela organização do evento, aponta que as audiências públicas são o momento em que as pessoas diretamente afetadas são convocadas a se manifestarem sobre os serviços oferecidos pelo Judiciário e podem sugerir melhorias. “As audiências públicas fortalecem o diálogo entre a Justiça e a sociedade. Ao escolhermos a transformação digital como tema, buscamos refletir sobre como a inovação pode tornar os serviços mais eficientes, acessíveis e conectados com o cidadão, dentro do princípio da legalidade, que norteia o serviço público”, explica João Gualberto Nogueira Neto.
“Inovar no Judiciário é pensar em soluções que simplifiquem rotinas, otimizem recursos e aproximem o cidadão dos serviços públicos. A audiência é um espaço para construir caminhos colaborativos e fomentar uma cultura de inovação institucional”, define a coordenadora da audiência pública, juíza Joseane Quinto Antunes, que atua na coordenação do InovaJusMT.
Programação
A programação tem início às 13h30, com abertura oficial conduzida pelo presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira; pela vice-presidente, desembargadora Nilza Maria Possas de Carvalho; e pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Leite Lindote.
A audiência será composta por três painéis temáticos, que abordarão diferentes aspectos da inovação no setor público:
Painel 1 – Desafios da inovação no Poder Judiciário
Mediador: juiz auxiliar da presidência do TJMT Emerson Luís Pereira Cajango
Debatedores:
Desembargador do TJMT Luiz Octávio Saboia Ribeiro
Juiz de Direito do TJRJ e juiz auxiliar no Supremo Tribunal Federal, Anderson de Paiva Gabriel
Painel 2 – Processos de inovação disruptivos no setor público
Mediadora: juíza Joseane Quinto Antunes, coordenadora do InovaJusMT
Debatedores:
Juiz do TJRO, Johnny Gustavo Clemes
Diretor da IProcess Soluções em Tecnologia Eduardo Brito, Ltda
Painel 3 – Rede de inovação e integração dos serviços públicos de Mato Grosso
Mediador: juiz Vinicius Paiva Galhardo, coordenador do Cejusc de Comodoro
Debatedores:
Superintendente de Governo Digital e Inovação em Práticas Públicas da Seplag-MT, Washington Fernando da Silva
Diretor da ProValore Consultoria de Gestão e Treinamento Gerencial Ltda, Joel Solon Farias Azevedo
O evento segue com deliberações às 18h e encerramento às 18h15. As discussões ao longo dos painéis serão acompanhadas por especialistas com experiência em inovação tecnológica e gestão pública, promovendo um ambiente de troca de ideias e construção de propostas práticas.
Inscrição
As inscrições para participação presencial são limitadas e podem ser feitas até 17h do dia 13 de abril, exclusivamente pela internet. Após a inscrição, os participantes receberão por e-mail o link de acesso à sala virtual, caso optem pelo formato on-line.
Para participar, preencha o formulário de inscrição:
A audiência pública integra as ações estratégicas da corregedoria para fortalecer a cultura de inovação no Poder Judiciário de Mato Grosso, com o apoio técnico e metodológico do InovaJusMT.