A Corregedoria Nacional de Justiça realiza, a partir desta quinta-feira (05/08), inspeção na área financeira e de recursos humanos do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A iniciativa atende à solicitação feita pela presidência do TJAM, que pediu auxílio à Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para examinar a situação financeira do tribunal, com foco nas folhas de pagamento. Clique aqui para ver a Portaria 55, assinada pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, que trata sobre a inspeção.
A iniciativa visa auxiliar o TJAM na adoção de medidas que garantam o equilíbrio orçamentário do tribunal. Segundo informações encaminhadas pela presidência da Corte amazonense à Corregedoria Nacional, foi verificado que as despesas com pessoal superam as receitas orçamentárias repassadas pelo Tesouro do Estado, gerando relevantes déficits mensais.
Os trabalhos no Amazonas serão coordenados pelo juiz auxiliar da Corregedoria Nacional Friedmann Wendpap. Ao todo, seis servidores do CNJ vão participar da inspeção, que vai examinar o orçamento, as finanças, as despesas e os recursos humanos do Tribunal. Após o término da inspeção, no prazo de 30 dias, a Corregedoria do CNJ vai elaborar um relatório que será encaminhado ao TJAM apresentando as deficiências encontradas e as medidas que deverão ser adotadas pelo tribunal para sanar os problemas.
MB/MM
Agência CNJ de Notícias