Na manhã desta quinta (14), o corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, foi agraciado com a medalha Tiradentes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
“Aqui não vimos, mas sentimos a força da tradição. Estou impressionado e aprendi muito. É importante conhecermos a instituição que protege os cidadãos e está com o judiciário. É muito importante também o juiz conhecer os fatos, as coisas que acontecem diariamente com uma instituição bissecular”, disse o corregedor.
Também foram condecorados pelo comandante-geral da PMDF, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, o desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Romeu Gonzaga Neiva, e o juiz do TJDFT e auxiliar na Corregedoria Nacional de Justiça, Márcio Evangelista Ferreira da Silva.
Estiveram presentes na solenidade o subcomandante geral da PMDF, coronel Sousa Lima, e o chefe do Estado-Maior da PMDF, coronel Yamazaki.
Criada originalmente em 1980, a medalha Alferes Joaquim José da Silva Xavier foi elevada à Ordem do Mérito pelo decreto nº. 32.783, de 1º de março de 2011, tornando-se a mais importante distinção honorífica da PMDF.
A medalha é outorgada aos profissionais de segurança pública e aos cidadãos que prestaram relevantes serviços na preservação da ordem pública e na segurança da sociedade da Capital Federal.
Corregedoria Nacional de Justiça com informações da PMDF.