A Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) desenvolveu, em 2015, projetos e atividades buscando melhorar o atendimento aos jovens dos centros educacionais e aperfeiçoar as rotinas de trabalho das varas com competência em Infância e Juventude do estado. Em dezembro, a CIJ participou da assinatura de convênio que objetiva a implantação do Projeto Depoimento Especial na 12ª Vara Criminal da capital, firmado entre a corte e a prefeitura de Fortaleza. A iniciativa garante ambiente adequado para depoimentos de vítimas de crimes sexuais.
Em agosto e novembro, a Coordenadoria da Infância promoveu, em parceria com outras entidades, os cursos Aperfeiçoamento em Direito da Infância e da Juventude e Justiça Juvenil Restaurativa. As qualificações foram destinadas a juízes, defensores públicos, promotores de Justiça e servidores.
Além disso, a desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes, coordenadora da CIJ, realizou, com representantes de outros órgãos públicos, 14 visitas aos nove centros educacionais de Fortaleza a fim de aplicar melhorias nas unidades. A CIJ foi criada por meio da Resolução 17/2009, em conformidade com a Resolução 94/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Tem como missão planejar e executar as políticas públicas no âmbito da Justiça Estadual relativas à infância e à juventude.
Fonte: TJCE