Conselheiros do CNJ realizam visita institucional à Ouvidoria da Mulher do tribunal gaúcho

Você está visualizando atualmente Conselheiros do CNJ realizam visita institucional à Ouvidoria da Mulher do tribunal gaúcho
Conselheiro do CNJ Mauro Martins, a Ouvidora da Mulher do TJRS, desemanbargadora Jane Vidal, e conselheira do CNJ Salise - Foto: Juliano Verardi
Compartilhe

Os conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Mauro Martins e Salise Sanchotene realizaram uma visita institucional à Ouvidoria da Mulher do TJRS nessa terça-feira (12/9). Os magistrados conheceram a iniciativa e as futuras instalações do canal de comunicação do Judiciário gaúcho com a sociedade. Eles estão no Estado para a realização da inspeção regular no Judiciário gaúcho que encerra na sexta-feira (15/9).

A desembargadora Jane Vidal, ouvidora da Mulher do TJRS, recebeu os conselheiros e falou sobre os projetos e ações da Ouvidoria da Mulher, criada em março de 2022. Destacou também a Ouvidoria Itinerante da Mulher. “Esse projeto permite levar a iniciativa para todas as comarcas do estado, fomentando as diretrizes trazidas pela Resolução n. 492/2023 do CNJ”, ressalta a desembargadora. A resolução estabelece diretrizes para adoção de perspectiva de gênero nos julgamentos.

A Ouvidoria da Mulher do TJRS é o primeiro canal de escuta para casos de violência envolvendo questões de gênero entre os tribunais. A cada dia a Ouvidoria vem se consolidando como espaço de acolhimento para as vítimas. Por meio do canal, são encaminhados pedidos de informações, sugestões, reclamações e denúncias relacionadas à violência contra a mulher.

Fonte: TJRS

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais