O relatório Justiça em Números e a programação da 2ª Reunião Preparatória para o 10º Encontro Nacional do Poder Judiciário foram alguns dos temas debatidos pela Comissão de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do Conselho Nacional de Justiça, na última quarta-feira (28/9).
“A reunião foi bastante produtiva, com deliberações importantes a respeito da preparatória do Encontro Nacional”, resumiu o presidente da comissão, conselheiro Lelio Bentes.
Justiça em Números – As novidades da edição 2016 do Justiça em Números também foram discutidas na reunião, que contou com a participação dos conselheiros Fernando Mattos, Gustavo Alkmim, Norberto Campelo e Rogério Nascimento. Neste ano, serão divulgadas, pela primeira vez, informações sobre o tempo de tramitação dos processos e o índice de conciliação, entre outros. De acordo com os integrantes da comissão, esses dados vão auxiliar na consolidação de uma visão mais precisa e profunda da realidade da Justiça brasileira.
Os conselheiros deliberaram ainda sobre a possibilidade de o CNJ estabelecer parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
“É fundamental que pesquisas não fiquem restritas à esfera acadêmica, mas resultem em ações concretas, inclusive na formação de magistrados. É uma inciativa importante no sentido de conectar a pesquisa à uma aplicação concreta, transformando, na prática, a realidade do Judiciário brasileiro”, destacou o conselheiro Lelio Bentes.
Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias