Conselheiro Nelson Braga visita Centro de Conciliações do TJRJ

Compartilhe

No segundo dia de acompanhamento,  às ações da Semana de Conciliação no Rio de Janeiro, o Conselheiro Nelson Braga visitou o Centro de Conciliações dos Juizados Especiais Cíveis, no Tribunal de Justiça do Estado. O conselheiro acompanhou algumas audiências, ficou impressionado com o crescente interesse das partes em litígio pelo acordo e ressaltou que “depois da Constituição de 1988 o cidadão brasileiro passou a ter um acesso maior à Justiça. Agora é preciso desenvolver entre a população a cultura da conciliação para desafogar os tribunais”. Nelson Braga voltou a lembrar que “a agilidade no judiciário reduz o custo Brasil, atrai investimento e gera empregos”.

O conselheiro também esteve com o Presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Luiz Sveiter. Ele parabenizou o Tribunal pelos resultados alcançados ao longo deste ano em relação aos acordos realizados que evitaram tempo e recursos da Justiça. Foram mais de 80 mil, até novembro. Nesta Semana da Conciliação estão previstas 5 mil audiências em todo o estado do Rio de Janeiro, 2 mil só no Fórum Central, na capital.

O presidente do TJRJ atribuiu os bons resultados à modernização do judiciário fluminense, a partir da independência financeira do Tribunal.  De acordo com o desembargador Luiz Sveiter, “foi possível direcionar os recursos para a reestruturação de todos os níveis da Justiça no estado. Houve ainda uma conscientização dos magistrados de que são servidores públicos e devem prestar serviço à população. Sobre as audiências de conciliação, Luiz Sveiter acredita que as empresas já compreenderam a necessidade de negociação. Que “é melhor um mal acordo do que uma boa briga”, concluiu o desembargador.

 

Martha Corrêa

Agencia CNJ de Notícias