Com a tônica de que, para garantir um futuro sustentável, o mundo necessita de mudanças no presente, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lança, nesta quinta-feira (24/10), uma campanha para conscientização acerca da importância dos princípios que compõem o conceito ESG (da sigla em inglês, Environmental, Social and Governance).
Com o slogan “Sustentabilidade. O futuro a gente faz agora”, as peças da campanha estimulam a atuação nos três eixos do ESG. Enquanto o “E” se refere ao impacto no ambiente – tais como a poluição, o uso de recursos naturais e as consequências para a biodiversidade, o “S” inclui a responsabilidade social. Já o “G” diz respeito à governança, que busca garantir transparência, políticas anticorrupção e diversidade na administração.
O lançamento da campanha ocorre durante o 1.ª Conferência Internacional para a Sustentabilidade do Poder Judiciário, promovida pelo CNJ. O evento, que será realizado nesta quarta e quinta-feira (23 e 24/10), no auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF), vai reunir especialistas nacionais e internacionais em temas relacionados à sustentabilidade a partir das diferentes perspectivas dessa agenda.
Além da presença do presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, o segundo dia do evento contará com a participação de especialistas – entre eles, o responsável por cunhar a sigla ESG, Paul-Clement-Hunt, que também teve destaque na criação e no lançamento dos Princípios da ONU para Investimento Responsável (PRI).
Participa ainda, o diretor Executivo da Berghof Foundation Andrew Gilmour, que é também CEO da Laconic, primeira plataforma para gestão e intercâmbio de dados de carbono, com 30 anos de experiência em cargos de liderança nas Nações Unidas. Durante o evento, haverá a cerimônia de assinatura do Pacto Nacional de Sustentabilidade para o Sistema de Justiça, consolidando o compromisso do Judiciário com um futuro mais justo e sustentável.
Audiência pública
Durante o evento, serão apresentadas 24 boas práticas. Todas as práticas inscritas ficarão disponíveis para consulta no Portal do CNJ, na página do evento. O objetivo é conhecer ações desenvolvidas no setor público, privado e terceiro setor, a fim de incorporá-las, em linha com a Resolução CNJ n. 400/2021, que dispõe sobre a política de sustentabilidade no Poder Judiciário.
Acompanhe o evento no canal do CNJ no YouTube
23/10
24/10
Manhã
Tarde
Agência CNJ de Notícias