O plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai julgar 20 casos relacionados à conduta de magistrados na 152ª Sessão Plenária do CNJ, que acontece nesta terça-feira (21/8). O tema representa quase um terço da pauta da sessão, com 67 itens até o momento.
Nepotismo e disputas sobre concursos do Poder Judiciário são outros temas importantes na pauta do plenário, a exemplo da última sessão, realizada nos dias 30 e 31 de julho. Os conselheiros julgarão nove processos relativos a casos de nepotismo em tribunais. Os Conselheiros Jorge Hélio Chaves de Oliveira e Lúcio Munhoz relatam dois processos cada um.
O plenário decidirá também sobre três concursos em andamento no Poder Judiciário. São certames dos tribunais de Justiça do Maranhão (TJMA), do Acre (TJAC) e de São Paulo (TJSP). Os relatores são, respectivamente, a Ministra Eliana Calmon e os Conselheiros Lúcio Munhoz e José Roberto Neves Amorim.
Retorno – O plenário volta a discutir a adoção de cotas raciais pela Justiça, a proposta de resolução que institui o sistema nacional de segurança do Poder Judiciário e a Infraestrutura Nacional de Serviços Notariais e de Registros Públicos Eletrônicos (INR).
Agência CNJ de Notícias