“Conciliar é objetivo central da jurisdição”

Compartilhe

A busca pela conciliação real e efetiva constitui objetivo central da jurisdição. A avaliação, do conselheiro Douglas Rodrigues, foi feita na manhã desta quinta-feira (12/04), na abertura do seminário "A Conciliação na Justiça do Trabalho", na sede do TRT da 10ª Região, em Brasília.  

A busca pela conciliação real e efetiva constitui objetivo central da jurisdição. A avaliação, do conselheiro Douglas Rodrigues, foi feita na manhã desta quinta-feira (12/04), na abertura do seminário "A Conciliação na Justiça do Trabalho", na sede do TRT da 10ª Região, em Brasília. O evento, que reúne magistrados trabalhistas de todo o País, vai até esta sexta-feira (13/04) e tem o objetivo de capacitar magistrados para atuarem como multiplicadores das técnicas de conciliação.

Participaram também da solenidade de abertura a presidente do TRT 10, Flávia Simões, e o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 10ª Região (Amatra 10), Luiz Fausto Marinho. Os dois reforçaram a importância do papel de conciliador dos juízes. "A função primeira do julgador e do Poder Judiciário é estabelecer a paz", disse Fausto. "Agora os juizes do trabalho poderão dispor de técnicas interdisciplinares para realizar a conciliação, em lugar de trabalhar empiricamente", completou Flávia Simões.

O seminário prossegue com palestras de juízes, professores e psicólogos.