Duas em cada três sessões de conciliação chegaram a acordo em casos que envolveram a construtora MRV, em outubro, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Foi a primeira experiência concentrada em uma construtora, promovida pelo Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (Nupemec). Em quatro dias, 210 pessoas foram atendidas em 51 sessões no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília (Cejusc/BSB).
Ao todo, 32 acordos foram realizados e 3 sessões foram remarcadas, o que resultou em uma taxa de acordos de 66,7%. “Essa taxa é bem significativa, superior à média geral de acordos feitos no Tribunal, que fica em torno de 40%”, avaliou Talitha Selvati, coordenadora do Cejusc de Brasília.
As sessões trataram processos em que a MRV era ré, sobretudo por problemas na compra de imóveis, como atraso na entrega de apartamento ou imóvel com resultado diferente do esperado pelo cliente. Com o resultado positivo, a ideia é ampliar o número de sessões concentradas com outras construtoras.
Semana da Conciliação – Na segunda-feira (16/11), começou a 10ª Edição da Semana Nacional da Conciliação. O TJDFT calcula realizar cerca de 1,5 mil encontros entre partes que buscarão conciliar interesses e resolver pendências. São questões relativas, principalmente, ao setor imobiliário, mas também a bancos, telefonia, lojas varejistas, planos de saúde, entre outros ramos, que serão trazidas às mesas de negociações.
A Semana Nacional de Conciliação é promovida em todo o país pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre 23 e 27 de novembro. No TJDFT, o evento terá duração de duas semanas, considerando-se que teve início da segunda-feira (16/11), para contemplar todas as demandas.
Fonte: TJDFT