Conciliações com instituições bancárias rendem 54,9% de acordos

Compartilhe

Terminaram na sexta-feira (29/11), com percentual de 54,9% de acordos, as conciliações processuais entre instituições bancárias, cooperativas de crédito e clientes. Durante os cinco dias de trabalho, foram atendidas 416 pessoas e arrecadados R$ 670,5 mil. O resultado alcançado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) o credencia para a Semana da Conciliação, iniciada nesta segunda-feira (2/12) em todo o país.

Até sexta-feira (6/12), o TJDFT reforçará a VIII Semana Nacional de Conciliação com o slogan “Quem concilia sempre sai ganhando”. O evento integra o Movimento Nacional de Conciliação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A abertura oficial foi realizada no início da sessão plenária do CNJ, pelo presidente do Conselho e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa. O encerramento da Semana Nacional de Conciliação ocorrerá no TJDFT, no dia 6/12, às 15h, com a presença do Conselheiro do CNJ, Emmanoel Campelo.

Na semana passada de 18 a 22/11, a corte distrital realizou conciliações pré-processuais com alunos e ex-alunos com pendências relacionadas às mensalidades de cursos realizados pelo Senac. Na iniciativa inédita para o TJDFT e o SENAC, o percentual de acordo alcançou 90%, considerando as pessoas que compareceram, e o valor arrecadado foi superior a R$ 330 mil. Essa ação atendeu a Portaria Conjunta 79/2013, publicada em 12/11/2013, e determinação da Resolução nº 125 do CNJ.

As conciliações foram promovidas pelo TJDFT por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília (Cejusc/BSB) e do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (Nupemec). O Núcleo e o Cejusc são vinculados à 2ª Vice-Presidência, cuja principal atribuição é coordenar a política de mediação, de conciliação e de solução adequada de conflitos de interesses no âmbito da Justiça do Distrito Federal.

Fonte: TJDFT