Conciliação: TRT de Alagoas atinge 341 acordos durante a Semana Nacional

Compartilhe

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT19/ Alagoas) realizou, durante a 4ª Semana Nacional de Conciliação, ocorrida entre os dias 7 e 11 de dezembro, 826 audiências nas 10 Varas do Trabalho (VT), localizadas em Maceió, e nas nove VT do interior. Foram firmados 341 acordos, o correspondente a 41,28% das audiências, totalizando um valor de R$ 1.909.537,35 milhões.  Nos cinco dias de campanha foram atendidas 2.890 pessoas.

O coordenador permanente do Movimento pela Conciliação do TRT19, juiz Valter Pugliesi, considerou a Semana como positiva, dadas as características difíceis dos processos. “No geral, podemos avaliar a Semana de Conciliação em nosso Regional como sendo positiva, uma vez que, além de serem muito antigos, todos os processos que foram selecionados eram da fase de execução, onde se verifica maior resistência à solução dos litígios”, avaliou.

O juiz do Trabalho também agradeceu aos magistrados e funcionários de todas as Varas pelo empenho na efetivação dos trabalhos. “Os juízes e servidores empenharam-se ao máximo para atingir um bom resultado durante a Semana de Conciliação. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os envolvidos nesta campanha”, destacou.

No TRT19, além do juiz Valter Pugliesi, o secretário-geral da presidência, Expedito Leopoldo Júnior, também participou da comissão organizadora das atividades da Semana. “Gostaria de, em nome do presidente deste Regional, desembargador Nova Moreira, cumprimentar o trabalho de todos os atores dessa campanha. Com a Semana de Conciliação queremos fortalecer a cultura da superação da contenda, rumo à paz social. Parafraseando o slogan da semana, com a conciliação todos ganham, ‘Ganha o cidadão. Ganha a Justiça. Ganha o País’ “, afirmou o secretário-geral.

A Semana Nacional de Conciliação é um movimento promovido pelo CNJ, que ocorre em todo o país, desde 2006. O principal objetivo é,  por meio da conciliação, obter uma solução mais rápida para os conflitos judiciais, permitindo a construção de um Judiciário mais acessível e eficiente.
 
Fonte: TRT 19ª Região (Alagoas)