As Varas do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª (TRT-22) solucionaram 319 processos por meio da conciliação no mês de fevereiro. Nesse período, as 14 unidades judiciárias solucionaram, juntas, 977 processos na fase de conhecimento, que é quando se discute o direito.
O número representa 32,6% das ações julgadas com solução de mérito na fase de conhecimento. Entre as 14 unidades judiciárias, São Raimundo Nonato, Floriano e Parnaíba foram as que mais conciliaram em termos percentuais. A VT de São Raimundo Nonato, por exemplo, teve o percentual de 66,67% no mês de fevereiro de 2024. Dos 81 processos solucionados, 54 foram por meio da conciliação.
“Há um estímulo na VT de São Raimundo Nonato pela solução dialogada e construída pelas partes e que se tem notado comprometimento e empenho de todos os envolvidos, partes (reclamante e reclamado), advogados e servidores. Assim, chegamos a índices elevados de conciliação e a solução definitiva das demandas”, afirma o juiz Gustavo Ribeiro, titular da VT de São Raimundo Nonato.
Já na fase de execução, as Varas do Trabalho piauienses extinguiram 1.255 processos. Desse total, 80 foram por meio de acordo. A média é de 7,11%. Em termos percentuais, a 5ª Vara do Trabalho de Teresina foi a que mais conciliou nessa fase e obteve a média de 24,14%. Dos 87 processos extintos, 21 foram por acordo.
A conciliação pode ser feita em qualquer fase do processo. Advogados ou as partes podem solicitar a audiência de conciliação nos próprios autos. Os processos podem estar na fase de conhecimento ou de execução.
Fonte: TRT22