Conciliação será prioridade do TJ do Ceará

Compartilhe

Medidas que buscam dinamizar as ações de conciliação serão implementadas pela nova administração do Fórum Clóvis Beviláqua, do Ceará (CE). A idéia do diretor do Fórum, juiz Francisco José Martins Câmara é promover a conscientização da sociedade sobre a importância da conciliação, dar maior visibilidade às atividades desempenhadas pelos conciliadores e mobilizar juízes a se integrarem aos trabalhos do setor. Em 2008, a Central de Conciliação de 1º grau do CE realizou 852 audiências. Em mais da metade dos casos (58,22%), se chegou a uma solução consensual. Os bons índices repetiram-se durante a Semana da Conciliação: das 78 sessões conciliatórias foram registrados 59 acordos (75,64%).

 Entre as sugestões propostas pelo diretor do Fórum, está a recomendação aos magistrados das Varas de Família que enviem as ações de Alimento com despacho liminar arbitrando os provisórios. Em reunião com a equipe técnica do Fórum, ficou decidido que será feito um cronograma de reuniões entre o coordenador da Central de Conciliação, Francisco Eduardo Torquato Scorsafava, e os juizes das Varas de Família e Cíveis para discutir a remessa dos processos ao setor.

 O diretor do Fórum anunciou também que já encaminhou ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargador Ernani Barreira, uma proposta de admissão dos aprovados no último concurso do TJCE. As medidas visam suprir com urgência a carência de servidores nas diversas unidades judiciárias. Perto de completar dois anos de criação (23/03), a Central de Conciliação reafirma o ideal do Poder Judiciário cearense de consolidar a cultura do diálogo como importante instrumento de resolução dos conflitos.

 Fonte: Assessoria de Comunicação TJCE