Terça, 09 de Dezembro de 2008 | |
Entre os dias 1º a 5 de dezembro foi realizada a Semana Nacional pela Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) . Em Sergipe, das 1.601 audiências designadas, 1.342 cíveis foram realizadas, um total de 84%. Dessas, 466 tiveram seus processos conciliados e o somatório dos valores acordados chegou a R$ 842 mil. Também foram realizadas 44 audiências criminais, resultando em 12 transações penais e 10 composições cíveis dos danos no processo penal. Ao todo, foram atendidas 2.427 pessoas. |
Em alguns municípios, a exemplo de Nossa Senhora da Glória, o percentual de acordos atingiu índices bastante satisfatórios, chegando a 100%. Todo o Judiciário sergipano foi mobilizado, com mais de 150 pessoas envolvidas nos trabalhos, além de 60 Juízes. Segundo a coordenadora da Central de Conciliação do Fórum Gumersindo Bessa, a Juíza Corregedora Dauquíria de Melo Ferreira, o Tribunal de Justiça de Sergipe tem incentivado constantemente a prática da conciliação.
Prova disso é que a Central de Conciliação do Fórum Gumersindo Bessa foi instalada em janeiro do ano passado e a busca pelos acordos tem sido predominante. “É uma maneira de satisfazer os jurisdicionado da melhor forma possível e desafogar as pautas do Judiciário”, acrescentou a Juíza. Entre os meses de junho e outubro deste ano, a Central de Conciliação do Gumersindo Bessa teve 2.249 audiências marcadas e obteve, em média, 30% de audiências conciliadas.
Fonte: Assessoria de Comunicação do TJSE