Conciliação: programadas 10 mil sessões em Pernambuco

Compartilhe
Sexta, 28 de Novembro de 2008

A abertura oficial da 3ª Semana Nacional pela Conciliação em Pernambuco acontece, nesta segunda-feira (1º), às 9h30, no Hall Monumental do Fórum Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra. O presidente interino do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Bartolomeu Bueno, vai comandar a primeira audiência de conciliação promovida durante o evento. Este ano, a expectativa é que 10 mil sessões sejam realizadas em todo o estado até o dia 5 de dezembro, data de encerramento da Semana.

O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é uma das ações do Movimento pela Conciliação e envolve todos os tribunais brasileiros. O objetivo é tornar a Justiça mais rápida e efetiva com incentivo à cultura do diálogo. De acordo com o coordenador da Semana em Pernambuco, juiz Sérgio Paulo Ribeiro, a maior parte dos processos é referente a relações de consumo. “O evento deve ajudar a gerar na sociedade a cultura da conciliação, caminho mais rápido, barato e simples para a sociedade solucionar seus conflitos. Além disso, a Semana ainda serve para ajudar a desafogar o Judiciário”, explica o magistrado.

Na primeira entrância, todas as 106 varas únicas instaladas no Interior participarão do evento. Já na segunda entrância – com 149 varas – e na terceira entrância – com 96 varas – apenas as varas criminais ficam de fora da Semana. A Capital concentrará o maior número de audiências, centralizando diversas sessões no Fórum Rodolfo Aureliano, que funcionará, alternadamente, pela manhã e à tarde.

Esse ano, o TJPE prepara um diferencial para receber as partes. Segundo o juiz Sérgio Paulo, as pessoas aguardarão suas audiências no Tribunal do Júri e, durante a espera, assistirão algumas atrações, como a Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque, na segunda-feira, e o Coral do TJPE, na sexta-feira. “Queremos receber bem o nosso jurisdicionado com um bom acolhimento, garantindo a satisfação”, afirmou.

As intimações foram enviadas pelos Correios. No documento, os convocados devem ficar atentos ao horário e local da audiência, para não se atrasar ou comparecer ao endereço errado. Cerca de 350 juízes de juizados especiais e varas da justiça comum de todo o estado estão envolvidos com a Semana. Cada audiência terá, em média, duração de 30 minutos.

Serviço:

Segunda-feira – audiências de conciliação 8h às 13h

Terça-feira – audiências de conciliação das 8h às 13h e das 14h às 19h

Quarta-feira – audiências de conciliação das 8h às 13h

Quinta-feira – audiências de conciliação das 12h30 às 18h

Sexta-feira – audiências de conciliação das 8h às 13h

 

Fonte:Assessoria de Comunicação Social do TJPE