Conciliação na Bahia supera metas traçadas no PDJ

Compartilhe

O Plano Diretor do Judiciário (PDJ) da Bahia, apresentado em 2007, previa a instalação de duas unidades do Núcleo de Conciliação, em três anos, e a capacitação de 420 mediadores até 2017. A primeira meta está cumprida. Até junho mais dois núcleos, um em Ilhéus, outro em Itabuna, vão se somar ao de Feira de Santana (inaugurado em 2008), o que resultará em três núcleos em menos de três anos.

Em relação à segunda meta, outra superação: cerca de 300 mediadores já foram capacitados e nesta terça-feira (20/01) inicia o curso, para a quarta turma, que acontece até o dia 23, sempre das 8 h às 18 h na Escola de Magistrados. A escolha para a instalação dos Núcleos em Ilhéus e em Itabuna deve-se à necessidade de  promover a agilização dos serviços judiciários na região sul do Estado.

As obras, nessas duas comarcas, segundo a assessora de projetos especiais da presidente, juíza Patrícia Cerqueira, já foram iniciadas. A ampliação no número de Núcleos de Conciliação significa, por exemplo, aumentar o número de conciliações que em 2008 registrou cerca de 7 mil audiências realizadas obtendo quase 80% de acordos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do TJBA