Conciliação: Interior do Ceará é destaque na Semana

Compartilhe
Quinta, 04 de Dezembro de 2008

Várias unidades judiciárias do Interior cearense estão se destacando na 3ª Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prossegue até sexta-feira (05/12), em todo o Brasil. Comarcas de Sobral e Independência e o Juizado Especial de Icó são bons exemplos pelo alto número de acordos fechados. Já municípios como Paraipaba, Morrinhos e Lavras da Mangabeira, apesar do número inferior de audiências realizadas, merecem destaque por estarem conseguindo registrar 100% de sucesso.

A 1ª Vara da Comarca de Sobral é a unidade judiciária com a maior quantidade de acordos em todo o Estado. Até nesta quinta-feira (04/12), foram 374 casos resolvidos, em 398 audiências realizadas. O resultado disso é o excelente percentual de êxito de 93,97%. O juiz titular da 1ª Vara da comarca de Sobral, Auro Lemos Peixoto, também registrou o melhor desempenho e liderou o número de audiências e acordos entre todas as unidades na Semana da Conciliação 2007.

A Vara Única da Comarca de Independência registra o segundo melhor desempenho no Estado, realizando 350 audiências e fechando 315 acordos, com percentual de 90%. O Juizado Especial Cível e Criminal de Icó ocupa a quarta posição no ranking, realizando um total de 289 audiências, com 186 acordos celebrados, o que representa um percentual de 64,36%. A terceira unidade judiciária com mais casos resolvidos é a 11ª Vara de Família de Fortaleza.

Também se destaca na conciliação, embora com menor quantidade de audiências, a Vara Única da Comarca de Paraipaba, que fechou acordo nas 86 audiências realizadas, atingindo a pontuação máxima de 100%. A unidade judiciária tem como titular a juíza de Direito Cleiriane Lima Frota.

Destaque, também, com 100% de acordos celebrados, as varas únicas da comarcas de Morrinhos (15 audiências), Iracema (7), Varjota (6), Ipaporanga (2) e Missão Velha (1), o Juizado Especial de Lavras da Mangabeira (14), o Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Juazeiro do Norte (10), a 2ª Vara da Comarca de Pacajus (10), a 2ª Vara da Comarca de Tauá (6) e a Vara Única Vinculada de Varjota (6).

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do TJCE