Conciliação: desafio de SC é superar índice obtido na última edição

Compartilhe
Terça, 25 de Novembro de 2008

A expectativa da organização da Semana Nacional pela Conciliação em Santa Catarina é conseguir suplantar o índice de conciliação obtido no ano passado, durante a segunda edição do evento, que atingiu 43,05% no geral. Nas audiências envolvendo processos criminais, aliás, o índice alcançou 45,80%. Nas audiências em processos cíveis, este número foi um pouco menor e ficou em 40,30%. A Semana Nacional será promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o país de 1º a 5 de dezembro.

Em 2006, quando os trabalhos ficaram concentrados em apenas um dia – 8 de dezembro, Dia da Justiça – a justiça estadual de Santa Catarina registrou índice médio de conciliação em 52,34% das audiências. Neste ano, participarão do evento todas aquelas pessoas que receberam intimação em suas residências, numa espécie de convite para o ato de conciliação. Foram selecionados processos aptos à conciliação, independente da matéria.

 Os conciliadores, por sua vez, foram recrutados entre estudantes dos cursos de Direito e voluntários, treinados pelos magistrados e pelos coordenadores. Joinville, Florianópolis, Blumenau, Guaramirim, Itajaí, São José, Ituporanga, Braço do Norte, Gaspar, Videira e Tubarão, em números absolutos, foram as 10 comarcas com mais processados pautados até o momento para a 3ª Semana Nacional da Conciliação em Santa Catarina, numa variação de 900 a 100 ações cada qual.

Fonte: Assessoria de Comunicação TJSC