Conciliação: Conselheiro Leomar Barros acompanha atividades da Justiça estadual de Roraima

Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza, de 7 a 11 de dezembro, a “Semana Nacional de Conciliação” em todo o país, para incentivar os tribunais a trabalharem o acordo como mecanismo de solução de conflito. A programação na Justiça estadual de Roraima conta com a presença do conselheiro do CNJ Leomar Barros, que permanece no estado até esta sexta-feira (11/12).  Em razão das atividades da Semana, o feriado do Dia da Justiça (08/12) foi transferido para a próxima segunda-feira (14/12).

O Tribunal de Justiça de Roraima trabalha em favor da conciliação desde 2001, por meio da Vara da Justiça Itinerante, Juizados Especiais e a Central de Atendimento e Conciliação.

Em oito anos, a Vara da Justiça Itinerante realizou mais de 50 mil acordos. Só em 2009, já são seis mil atendimentos, com uma média mensal de 150 conciliações. Os acordos são feitos nos núcleos instalados nos terminais de ônibus do Centro e do Caimbé, na Faculdade Atual da Amazônia, no Chame, Câmara de Conciliação da Defensoria Pública e Juizados da Central de Conciliação e Especiais.

“Para acabar com os conflitos é preciso sentar com as partes interessadas e construir com elas a melhor solução e satisfação do caso”, afirma a juíza titular Vara especializada, Tânia Vasconcelos. Com a sentença, explica a magistrada, é difícil chegar ao entendimento, uma vez que a decisão ocorre em favor de uma parte e contra a outra. Conforme Tânia, a frustração nos acordos não chega a 5%.  “A conciliação permite trabalhar não só o conflito, mas também as causas. Procuramos fazer com que as pessoas reavaliem seus atos, façam uma reflexão dos conflitos e coloquem um ponto final em tudo”, enfatizou.

Com a Semana de Conciliação, destaca a magistrada, serão mantidos os atendimentos pré-processuais em todos os núcleos e concentradas as audiências na Vara da Justiça Itinerante.

“Aqueles que têm interesse em buscar a conciliação que compareçam à Justiça e pleiteiem a indicação do processo deles para pauta”, enfatizou a juíza Tânia Vasconcelos.

Na próxima semana, o ônibus da Justiça Itinerante estará estacionado em frente à escola Girassol, no Buritis, para atender a população.

Fonte: Site TJRR