Conciliação: Capixaba participa intensamente da Semana

Compartilhe
Quinta, 04 de Dezembro de 2008

Os resultados parciais das atividades dos três primeiros dias da Semana pela Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apontam a realização de cerca de 2.200 audiências em todo o Estado e uma média de 49% de acordos,  o que em valores homologados já ultrapassa a casa dos R$2 milhões e 200 mil, nos Juizados Especiais do Espírito Santo. Cerca de sete mil pessoas já foram atendidas nos primeiros dias de campanha.

Na sexta-feira (05/12), último dia da campanha, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Frederico Guilherme Pimentel, e os demais coordenadores do movimento vão fazer um balanço parcial da Semana, a partir das 10 horas, no Centro Integrado de Cidadania (CIC), em Maruípe.
 Ainda no CIC, estão agendadas, a partir das 8h30, 161 audiências para os processos da área de família, além de dezenas de outros na área cível. Também na 1ª Vara de família de Vila Velha, a previsão é de que sejam realizadas cerca de 90 audiências nesta sexta-feira.

 No Tribunal de Justiça, as conciliações em segundo grau também serão encerradas amanhã, quando o coordenador dos trabalhos, desembargador Samuel Meira Brasil fará um balanço da iniciativa inédita no país.  O TJES é o único Tribunal de Justiça do país que está realizando acordos durante esta semana.

 Nos trabalhos desta quarta-feira (04/12), o destaque foi para o grande mutirão que aconteceu na Serra, durante todo o dia.  Foi na Casa do Cidadão, em Laranjeiras, com a realização de mais de 300 audiências para os processos da área de família. Separações consensuais e fixação de valor de pensão alimentícia foram as principais ações que tiveram possibilidade de conclusão.
 Na Casa do Cidadão, que fica em Serra, a população que não possuía certidão de nascimento pôde se registrar de forma totalmente gratuita durante o mutirão do registro civil. Uma das beneficiadas foi Ilda Pereira, que aos 66 anos, recebeu a certidão de nascimento pela primeira vez.

A Semana da Conciliação mobilizou desembargadores, juízes, promotores, defensores públicos, conciliadores e centenas de servidores. Uma estrutura especial foi montada nos ônibus da Justiça Comunitária para atender os processos da área de família. O supervisor dos Juizados Especiais, o desembargador Sérgio Gama, compareceu ao mutirão e afirmou que a participação da população, embora prejudicada pelas recentes chuvas, tem sido expressiva.

Fonte: Assessoria de Comunicação do TJES