O trabalho de redes sociais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que está entre os 10 maiores perfis de comunicação pública do mundo no Facebook, foi apresentado no 1º Congresso Internacional de Redes Sociais (CIReS), que ocorre durante os dias 1 e 2 de junho na Universidade de Évora, em Portugal.
A criatividade na divulgação das políticas do CNJ e a audiência junto ao público nacional e internacional foram critérios para o Brasil estar representado neste evento de comunicação internacional. Em abril de 2017, os canais digitais do CNJ – Facebook, Twitter e Instagram – alcançaram 304 milhões de pessoas.
A editora de mídias sociais do CNJ, Fábia Galvão Costa Machado, apresentou hoje (2/6), na Universidade de Évora um estudo sobre a performance da comunicação pública digital do CNJ com dados em relação ao alcance das publicações. No Facebook, por exemplo, o perfil do Conselho possui 1,7 milhão de fãs e ocupa o nono lugar no ranking mundial de comunicação pública do mundo – os primeiros lugares são ocupados pela NASA e a Casa Branca.
Os conteúdos publicados pelo Conselho são de utilidade pública, com foco na divulgação de direitos do cidadão, noções de Justiça e cidadania e questões ligadas aos direitos humanos. “Foi uma honra para o CIReS ter a presença de um órgão público nas redes sociais. A experiência compartilhada já se torna uma referência para os pesquisadores, estudantes e profissionais presentes neste evento”, afirmou Joaquim Fialho, coordenador do Congresso. A apresentação do CNJ durante o evento, que teve 250 participantes de várias partes do mundo, foi a única de órgão público, desconsiderando universidades, e única do Poder Judiciário.
Combate à exploração sexual de crianças
O post “Criança não namora”, publicado dia 8 de abril de 2017, alcançou 12 milhões de pessoas, o que representa 5% da população brasileira. A publicação superou todos os posts da Casa Branca publicados em 2017, com alcance superior aos conteúdos das páginas oficiais de artistas como Lady Gaga e Ivete Sangalo.
#AdotarÉamor
A campanha #AdotarÉamor do CNJ foi um dos sete assuntos mais comentados (Trending Topics) no Twitter em todo Brasil na manhã do Dia Nacional da Adoção (25/5). Mais de 108 milhões de pessoas foram alcançadas por posts que tinham a hashtag #AdotarÉamor, símbolo da campanha. A campanha contou com a adesão de figuras públicas, de astros da TV, de instituições e de clubes de futebol – entre eles, a apresentadora Regina Casé e os atores Leandra Leal e Lázaro Ramos. No domingo (21/5) a equipe do Corinthians entrou em campo com a hashtag #AdotarÉamor” estampada na camiseta alvinegra no jogo contra o Vitória, na Arena Fonte Nova, em Salvador/BA, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Diversidade nas redes
Este ano, o CNJ fez sua estreia em outros canais como o BuzzFeed, em que teve 5,6 mil visualizações, e na plataforma de reportagem Medium.
1º Congresso Internacional de Redes Sociais
O congresso na cidade de Évora reúne investigadores, técnicos e especialistas que desenvolvem a sua atividade no quadro das redes sociais, seja no seu estudo, seja no desenho e concretização de projetos de intervenção social e organizacional. Acesse aqui o site do evento: http://www.cires.uevora.pt/
Luiza Fariello
Agência CNJ de Notícias