Comitiva de Moçambique visita Justiça do DF para troca de experiências em cibersegurança

Você está visualizando atualmente Comitiva de Moçambique visita Justiça do DF para troca de experiências em cibersegurança
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) recebeu, nessa segunda-feira (15/7), visita técnica da Comitiva do Ministério Público de Moçambique. O objetivo do encontro foi trocar experiências e conhecimentos sobre atividades de investigação e de cibersegurança.

Na reunião, o juiz auxiliar da Presidência do TJDFT, Eduardo Rosas, comentou que o Tribunal tem trabalhado bastante no que se refere à segurança da informação, tendo em vista que hoje, na Corte, todos os processos tramitam no ambiente digital. “Tudo é feito para melhorar, para ampliar o acesso à Justiça, para facilitar o exercício da cidadania, para que as pessoas possam buscar na Justiça as pretensões que elas acham que têm”, pontuou o magistrado.

Foto: Ascom TJDFT

Na oportunidade, o subprocurador-geral de Moçambique, Naftal Luis Zucula, explicou que os processos no país ainda são físicos e que já existe um projeto para implementação do processo judicial eletrônico. Para Zucula, a visita técnica ao Tribunal é importante, pois “permite receber os avisos e obter a experiência para nos preparar para os desafios que se avizinham para implementação desse projeto”, destacou.

Durante a reunião, o coordenador de Investigações Preliminares e Apuração de Fraudes Virtuais do TJDFT, Ricardo Magno, falou sobre as boas práticas utilizadas, especialmente, aquelas relacionadas às atividades de investigação e cibersegurança, bem como sobre as investigações relacionadas a possíveis fraudes no processo judicial eletrônico.

Por fim, a comitiva conheceu as instalações de segurança cibernética do Tribunal, como a sala de monitoramento e o data center. Na ocasião, o coordenador de Segurança Cibernética do TJDFT, Eduardo da Silva Souza, falou sobre a estrutura e o funcionamento da segurança da Tecnologia da Informação do Tribunal. Além disso, explicou o protocolo de resposta do TJDFT à ciberataques e deu exemplos de atuação da equipe de segurança na proteção dos ativos da Corte.

Fonte: TJDFT

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados