Combate ao tráfico de pessoas será tema de seminário internacional

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Compartilhe

O estado de Goiás vai sediar, em abril de 2012, o I Seminário Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com instituições nacionais e estrangeiras, o evento vai tratar do reforço da prevenção, de mudanças na legislação, cooperação internacional e outras iniciativas necessárias para o combate a este tipo de crime que vitima milhares de brasileiros, segundo estimativas do governo federal.

As diretrizes do evento foram discutidas nesta terça-feira (14/12), na sede do CNJ, em Brasília, durante reunião coordenada pelo conselheiro Ney José de Freitas, presidente da Comissão de Acesso à Justiça e Cidadania do Conselho.

Também participaram do encontro o juiz auxiliar da presidência do CNJ José Eduardo Chaves e representantes das seguintes instituições: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; Ministérios da Justiça e do Trabalho e Emprego; Secretaria Nacional de Justiça; Governo de Goiás; Ministério Público de Goiás; Tribunal de Justiça de Goiás; Universidade de Brasília; embaixadas dos Estados Unidos, França, Espanha e Portugal.

Segundo foi discutido na reunião, o tráfico de pessoas serve para a consecução de outros crimes, como, por exemplo, a exploração sexual, o tráfico de órgãos e o trabalho escravo.  Goiás vai sediar o seminário por ser, no País, a unidade da federação onde a prática do tráfico de pessoas é mais significativa. Segundo pesquisa realizada pela PUC de Goiás, e divulgada em março deste ano, nos últimos dez anos foram protocolados na Justiça Federal daquele estado 66 processos sobre tráfico de mulheres, sendo a maioria dos casos relacionada à exploração sexual.

Jorge Vasconcellos
Agência CNJ de Notícias