A Comarca de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, é a próxima a receber a audiência pública para discutir a Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua. Realizadas pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), as ações já passaram por quatro comarcas em 2023: Belo Horizonte, Ipatinga, Montes Claros e Juiz de Fora. Em Uberlândia, a reunião acontece nesta quarta-feira (5/7), às 9h, para promover o diálogo, escuta e troca de experiências.
O Núcleo de Voluntariado e o Comitê PopRua/Jus vão conduzir a audiência, que pretende ouvir as reivindicações e demandas da população em situação de rua e também de representantes de instituições que atuam junto a esse público, para facilitar o acesso dele à Justiça. Para isso, também foram convidados representantes de instituições não-governamentais, do Poder Executivo, do Ministério Público e da Defensoria Pública de Minas Gerais.
A audiência em Uberlândia será conduzida pela superintendente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac, e pela juíza coordenadora do Comitê PopRua/Jus, Claudia Helena Batista. A ação acontecerá no Salão do Tribunal do Júri da comarca, na Avenida Rondon Pacheco, 6.130, 1º andar, bairro Tibery.
O objetivo é que todos os envolvidos possam buscar formas concretas de ações com a rede de instituições públicas e privadas dedicadas ao enfrentamento da grave situação das pessoas em situação de rua no Brasil. Outra audiência pública com o mesmo objetivo está prevista para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, em 26 de julho, envolvendo as comarcas de Betim, Contagem e Sete Lagoas.
Fonte: TJMG