O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou a primeira reunião dos novos integrantes da Comissão Executiva Nacional do Fórum Nacional do Poder Judiciário e Liberdade de Imprensa, na terça-feira (26/2). O Fórum, criado pela Resolução CNJ n. 163/2012, tem por objetivo o estudo das ações judiciais que tratem da relações de imprensa e dos modelos de atuação da magistratura em países democráticos (art. 2º).
O relacionamento entre o Judiciário e a imprensa, o impacto das fake news nas eleições e a violência contra os profissionais de comunicação foram alguns assuntos discutidos durante a reunião. O grupo, que reúne representantes do Poder Judiciário e de profissionais da Comunicação, também discutiu a possibilidade da realização de eventos voltados para a garantia da liberdade de expressão com transparência e responsabilidade.
A Comissão Executiva Nacional do Fórum é integrado pelos Conselheiros do CNJ Aloysio Corrêa da Veiga e André Godinho, por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação Brasileira de imprensa (ABI), do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1) e do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), conforme definido pela Portaria CNJ n. 4/2019.
Lenir Camimura Herculano
Agência CNJ de Notícias