O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove, nesta sexta-feira (9/6), às 14h30, a terceira reunião do Observatório dos Direitos Humanos do Poder Judiciário (ODH). O encontro será liderado pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministra Rosa Weber, e contará com palestra da liderança indígena do Povo Potiguara da Paraíba, Poran Potiguara.
O pesquisador e engenheiro florestal pela Universidade de Brasília (UnB) trará ao centro dos debates a reflexão sobre as questões climáticas e socioambientais. A terceira reunião do ODH acontece em celebração o Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado na segunda-feira (5/6).
Além da palestra, haverá manifestação da advogada Vercilene Francisco Dias, da organização não-governamental Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), que representa 23 estados da Federação. Ela falará sobre o tema Direitos dos Quilombolas.
Já a diretora-executiva da Rede Liberdade, Amarilis Costa, apresentará questões sobre a Erosão Democrática e os Desafios dos Direitos Humanos. O coletivo é formado por e advogados, advogadas e representantes de entidades da sociedade civil, para atuar em casos de violação de direitos e liberdades individuais.
A reunião ocorrerá no auditório do CNJ e terá transmissão ao vivo por meio do YouTube oficial do CNJ.
Agência CNJ de Notícias