CNJ promove uma melhor gestão para o Judiciário, diz presidente do STJ em Fortaleza

Compartilhe

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) elogiou a atuação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nesta segunda-feira (23/11), durante a abertura do III Congresso Ibero-americano sobre Cooperação Judicial, promovido pela Rede Latino-americana de Juízes, em Fortaleza (CE). “O CNJ está estabelecendo uma melhor gestão para o Judiciário brasileiro. É uma experiência que poderá ser compartilhada com os países vizinhos”, destacou. O presidente do STJ classificou como extraordinárias as ações do CNJ, “o que demonstra que o Judiciário brasileiro está no caminho certo de minimizar a morosidade e conferir maior transparência à Justiça”.

O ministro Asfor Rocha foi condecorado com o mérito da cooperação judicial latino-americana Magistrado Roberto Jorge de Feitosa de Carvalho oferecido pela Rede Latino-americana de Juízes, organizadora do Congresso. O presidente do STJ criticou o posicionamento muitas vezes adotado pela magistratura de isolamento e defendeu a interação entre os Judiciários dos diversos países latino-americanos, visto que “todos compartilham dos mesmos problemas e dificuldades”. “Os debates vão contribuir para a construção de uma Justiça mais célere”, concluiu o ministro.

Depois de discursar na abertura do Congresso e ressaltar a importância da cooperação entre países para alargar as vias de acesso à Justiça, o ministro Asfor Rocha visitou o estande do CNJ. No estande, ficará disponível durante os quatro dias de evento, material informativo em três idiomas (inglês, espanhol e português) sobre os projetos do Conselho, como o mutirão carcerário, o projeto Começar de Novo de ressocialização de ex-detentos, as inspeções promovidas pela Corregedoria na Justiça comum dos estados, entre outros.

MB/MG

Agência CNJ de Notícias