CNJ promove Treinamento de Conciliadores

Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove entre os dias 24 e 26 de agosto, em Brasília, o Treinamento de Conciliadores. O evento é a primeira ação do Movimento pela Conciliação, que foi lançado nesta quarta-feira (23/08) pela ministra Ellen Gracie, em parceria com órgãos do Judiciário, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), além de associações de magistrados, entidades, universidades, escolas de magistratura e outros setores da sociedade civil.

Participarão do treinamento juízes de todo o país, que irão difundir técnicas de conciliação para outros magistrados. Estes, por sua vez, terão como missão levar essas informações para seus respectivos estados, ampliando assim a rede de conciliadores no Brasil. Durante o curso, os participantes discutirão temas como Teoria do Conflito, Panorama da Conciliação, Procedimento Autocompositivo e Questões Éticas.

O treinamento conta com a organização do desembargador Marco Aurélio Buzzi, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, da juíza Mariella Nogueira, do Tribunal de Justiça de São Paulo, e do juiz André Granja, da Justiça Federal de Alagoas.

Granja explica que o curso será ministrado em módulos específicos para a Justiça Estadual, a Justiça Federal e a Trabalhista. "As realidades são muito diferentes. Os módulos serão os mesmos para todos, mas com adequações para cada segmento do Judiciário", explica.

Os participantes do treinamento foram indicados por cada ramo da Justiça e já somam cerca de 110 pessoas. As aulas acontecem na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), até sábado (26/08)

.