O curso autoinstrucional Java Avançado já está disponível na plataforma de ensino a distância do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (Ceajud) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A capacitação foi produzida pelo Programa Justiça 4.0 a partir da adaptação do curso síncrono realizado no início de 2024, com carga horária de 40 horas, dividido em 4 trilhas de aprendizagem.
As inscrições já podem ser feitas diretamente no portal do Ceajud e estão abertas para toda a sociedade. É necessário ter conhecimentos básicos de Java, especialmente em tipos de dados, estruturas de controle, enumerações e entrada e saída de dados.
O objetivo é capacitar as pessoas participantes para desenvolverem e manterem soluções de software utilizando Java, permitindo que contribuam para a implementação da Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br).
Sobre o curso
A capacitação, em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), é ministrada por Ronaldo Pinheiro Gonçalves Junior, mestre em Informática Aplicada e docente do Centro de Ciências Tecnológicas da Unifor.
O curso é dividido em 4 trilhas de aprendizado e aborda temas como: Gestão de código-fonte e versionamento de projetos e de APIs REST; Autenticação de acesso utilizando o protocolo OAUTH2; Desenvolvimento de APIs REST utilizando Spring Boot e Spring Cloud; Desenvolvimento de APIs REST de acesso a bancos de dados e arquivos; Desenvolvimento de APIs REST para gerência de filas de mensagens; Desenvolvimento de microsserviços; Documentação de APIs REST; e Desenvolvimento e consumo de APIs REST.
Os recursos didáticos que compõem o curso proporcionam uma experiência de aprendizado completa, incluindo material de estudo, videoaulas e materiais complementares, com um espaço dedicado à introdução à plataforma Oracle.
Para receber o certificado, o cursista deve realizar avaliação obrigatória para cada trilha e responder à avalição sobre a qualidade do curso.
Conheça todos os detalhes na Ficha do Curso
Capacitações em Java para a PDPJ-Br
O Programa Justiça 4.0 também oferece outras capacitações em Java voltadas à PDPJ-Br. Além do curso de Java Avançado, está disponível o curso de Java Básico, na plataforma do Ceajud. O programa também já ofereceu formações em Framework Angular e Testes Automatizados, em formato síncrono. No futuro, os cursos estarão disponíveis em formato autoinstrucional.
O cronograma completo pode ser acessado na página de capacitações.
O Programa Justiça 4.0 é realizado pelo CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Texto: Bárbara Cruz Lima
Edição: Ana Terra Munhoz
Agência CNJ de Notícias