Interessados em conhecer as funcionalidades da ferramenta digital desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de mapear os gargalos no andamento de processos judiciais, já podem se inscrever no curso JuMP – Judiciário com Mineração de Processos. A formação tem como público-alvo os membros do Judiciário com diferentes níveis de habilidades e familiaridade com a ferramenta.
Desenvolvido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em parceria com o CNJ e o Programa Justiça 4.0, o JuMP busca otimizar o trabalho nos tribunais. Para isso, identifica “gargalos” e gera modelos visuais a partir da base de dados Codex, repositório de informações processuais do Judiciário brasileiro.
Oferecida em formato autoinstrucional, com carga horária total de apenas 2 horas, a capacitação está disponível na plataforma de educação a distância do CNJ, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (Ceajud).
O curso
O conteúdo do curso foi preparado pelo professor da UFPE e coordenador do projeto JuMP, Ricardo Massa, em parceria com o pesquisador e servidor do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) Rafael de Castro.
O curso é dividido em três módulos e explora as duas principais funcionalidades da ferramenta: os módulos Gerencial e Estratégico. No formato Gerencial, usuários podem acessar dados apenas de suas próprias unidades judiciais. Já no modo Estratégico, é possível comparar unidades judiciais, permitindo a análise das variações nos modelos de fluxo de trabalho.
Como se inscrever
Para acessar a plataforma do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJUD), do Conselho Nacional de Justiça, é necessário seguir as etapas descritas abaixo:
- Acessar o link https://www.cnj.jus.br/eadcnj/;
- Clicar em “criar um conta”;
- Preencher o cadastro e clicar em “criar minha conta”;
- Acessar o mesmo link indicado acima com o CPF e a senha cadastrados;
- Buscar o curso JuMP – Judiciário com Mineração de Processos em “categorias de cursos” e realizar inscrição.
Capacitações Programa Justiça 4.0
Desde 2022, são ofertadas capacitações nas temáticas prioritárias e nas soluções desenvolvidas junto ao Programa Justiça 4.0, realizado pelo CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Destacam-se os treinamentos sobre as ferramentas BNMP 3.0, Domicílio Judicial Eletrônico, SNGB e SNIPER, além dos cursos em Java para a PDPJ-Br.
Acesse aqui maiores informações: https://www.cnj.jus.br/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/justica-4-0/capacitacoes/.
Texto: Bárbara Cruz A Lima
Edição: Ana Terra
Agência CNJ