CNJ lança curso inédito para ferramenta de mineração de processos judiciais

Você está visualizando atualmente CNJ lança curso inédito para ferramenta de mineração de processos judiciais
Compartilhe

Interessados em conhecer as funcionalidades da ferramenta digital desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de mapear os gargalos no andamento de processos judiciais, já podem se inscrever no curso JuMP – Judiciário com Mineração de Processos. A formação tem como público-alvo os membros do Judiciário com diferentes níveis de habilidades e familiaridade com a ferramenta. 

Desenvolvido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em parceria com o CNJ e o Programa Justiça 4.0, o JuMP busca otimizar o trabalho nos tribunais. Para isso, identifica “gargalos” e gera modelos visuais a partir da base de dados Codex, repositório de informações processuais do Judiciário brasileiro. 

Oferecida em formato autoinstrucional, com carga horária total de apenas 2 horas, a capacitação está disponível na plataforma de educação a distância do CNJ, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (Ceajud).  

O curso 

O conteúdo do curso foi preparado pelo professor da UFPE e coordenador do projeto JuMP, Ricardo Massa, em parceria com o pesquisador e servidor do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) Rafael de Castro. 

O curso é dividido em três módulos e explora as duas principais funcionalidades da ferramenta: os módulos Gerencial e Estratégico. No formato Gerencial, usuários podem acessar dados apenas de suas próprias unidades judiciais. Já no modo Estratégico, é possível comparar unidades judiciais, permitindo a análise das variações nos modelos de fluxo de trabalho. 

Leia mais na Ficha do Curso 

Como se inscrever 

Para acessar a plataforma do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJUD), do Conselho Nacional de Justiça, é necessário seguir as etapas descritas abaixo: 

  • Clicar em “criar um conta”; 
  • Preencher o cadastro e clicar em “criar minha conta”; 
  • Acessar o mesmo link indicado acima com o CPF e a senha cadastrados;  
  • Buscar o curso JuMP – Judiciário com Mineração de Processos em “categorias de cursos” e realizar inscrição. 

Capacitações Programa Justiça 4.0

Desde 2022, são ofertadas capacitações nas temáticas prioritárias e nas soluções desenvolvidas junto ao Programa Justiça 4.0, realizado pelo CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Destacam-se os treinamentos sobre as ferramentas BNMP 3.0, Domicílio Judicial Eletrônico, SNGB e SNIPER, além dos cursos em Java para a PDPJ-Br.  

Acesse aqui maiores informações: https://www.cnj.jus.br/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/justica-4-0/capacitacoes/.

Texto: Bárbara Cruz A Lima
Edição: Ana Terra
Agência CNJ 

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados