O acompanhamento do Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) 2025 será realizado com exclusividade pelo Sistema Integra. O simulador já se encontra disponível na Plataforma de Governança Digital do Poder Judiciário (Connect-JUS) e o prazo final para envio das informações é 30 de maio.
O levantamento pelo iGovTIC-JUD está previsto na Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (Entic-JUD) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Esse levantamento é fundamental para o amadurecimento da TIC dos órgãos. Com base nele é que avaliaremos a situação de cada órgão”, afirma o chefe da Seção de Gestão Estratégica de TIC do CNJ, Igor Guimarães Pedreira.
A participação ativa dos tribunais é essencial para o fortalecimento da governança digital no Judiciário. O CNJ reforça o compromisso com a transparência, eficiência e modernização da gestão de TIC por meio do iGovTIC-JUD 2025.
A utilização do Sistema Integra para envio das informações consta na Portaria CNJ n. 101/2025, editada nesta semana. Lançada durante o 18.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, em dezembro de 2024, a ferramenta de monitoramento de atos do CNJ já está sendo largamente difundida no Poder Judiciário.
A partir do cadastramento das evidências a serem avaliadas pelo CNJ no Integra, a própria ferramenta emitirá uma certidão. Outra novidade é o aperfeiçoamento das regras para envio de evidências, exigindo o cumprimento de critérios mais objetivos e estruturados para validação dos itens de conformidade.
De acordo com Guimarães, como o Integra já permite tanto o envio das respostas como das evidências pelos órgãos, elimina o uso de formulários ou outros meios complementares uma vez que as funcionalidades necessárias já estão todas reunidas na mesma plataforma. A avaliação pelo Integra será realizada por meio do Ciclo de Conformidade iGovTIC-JUD 2025, da Res. CNJ 370/2021.
Webinar
As novidades serão detalhadas nesta segunda-feira (28/5), das 13h às 15h, em webinar no qual o Departamento de TI do CNJ apresentará o Manual iGovTIC-JUD 2025 aos diretores e secretários de TI do Poder Judiciário. “Estamos fazendo, pela primeira vez, esse acompanhamento dessa forma, com oportunidade de diálogo com todos. A nossa ideia é esclarecer todas as dúvidas”, explica Pedreira.
Em todo caso, as dúvidas gerais deverão ser tratadas por meio do Fórum iGovTIC-JUD 2025, disponível na plataforma Connect-JUS. Já as questões específicas e que envolvam informações sensíveis dos tribunais deverão ser encaminhadas exclusivamente para o e-mail igovtic.jud@cnj.jus.br. A equipe do CNJ terá até 48 horas úteis para responder aos questionamentos recebidos por esses canais.
De acordo com o cronograma oficial previsto no manual, de 2/6 a 18/7 será realizada a avaliação inicial pelo CNJ, sendo prevista para 23/7 a divulgação dos Resultados Preliminares e início do prazo para ajustes, período que se encerra em 8/8. De 12/8 a 5/9 será feita a validação final das evidências pelo Conselho, estando a divulgação do resultado final agendada para 10/9.
Texto: Mariana Mainenti
Edição: Sarah Barros
Agência CNJ de Notícias