CNJ em Ação deste sábado traz entrevista com o ministro Carlos Alberto

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Compartilhe

O ministro Carlos Alberto Reis de Paula, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é o entrevistado desta semana do programa CNJ em Ação, da TV Justiça. O ministro fala, na entrevista, sobre a Conciliação como política pública do Judiciário e aborda a ampla experiência que a Justiça trabalhista possui em relação ao tema. Discorre sobre a importância desse tipo de resolução de conflitos desde a criação das juntas de conciliação e julgamento. A entrevista com o conselheiro vai ao ar no quadro “Bastidores”.

“A Justiça do Trabalho nasceu com uma marca: buscar a conciliação. Conciliar é legal, não só no sentido que a lei prevê, mas no sentido de que é bom, faz bem”, afirmou Reis de Paula, que integra o Tribunal Superior do Trabalho (TST).  Para o conselheiro, a conciliação tem um papel fundamental. “Nós tivemos a deflagração desse movimento na Justiça trabalhista, mas hoje a cultura da conciliação é observada em todos os segmentos, como nas justiças civil, penal e tributária”, acrescentou.

Maria da Penha – Na mesma edição, o programa traz também detalhes sobre a última Jornada Maria da Penha,  realizada pelo CNJ no último dia 25, ocasião em que a chamada Lei Maria da Penha foi discutida com magistrados e servidores de varas e juizados especializados em violência contra a mulher de todo o Brasil. Os telespectadores poderão saber o que mudou com a edição da lei até hoje e como é feito, atualmente, o atendimento às vítimas de violência doméstica.

Outro assunto a ser abordado é o trabalho que o CNJ tem feito para ajudar no combate ao tráfico de seres humanos. O conselho é um dos organizadores do Simpósio Internacional sobre Tráfico de Pessoas, que está programado para se realizar nos dias 14 e 15 deste mês em Goiânia (GO), juntamente com o Ministério da Justiça.
Veiculação do programa – O Programa CNJ em Ação é transmitido de modo inédito em canal aberto pela TV Justiça – em Brasília,  canal 53 – às 20h30 de sábado. A edição é reprisada toda segunda-feira, às 11h da manhã, e sexta-feira, às 4h30. O telespectador também pode acompanhar o CNJ em Ação pelos canais por assinatura da Net – canal 10 e na Sky – canal 117.

Agência CNJ de Notícias

Serviço

PROGRAMA CNJ EM AÇÃO – TV JUSTIÇA
Exibições:
Inédito – (21/04), às 20h30
Reapresentações – (23/04), às 24h e às 11h e (28/04), às 04h30.