O presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luís Roberto Barroso, reuniu-se, nesta quarta-feira (29/5), com o professor José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, que tem em seu quadro 75% de alunos negros.
Na audiência, decidiram firmar parceria entre o CNJ e a universidade no âmbito do Programa CNJ de Ações Afirmativas para Ingresso na Magistratura, que prevê bolsas para negros que tentam ingressar na carreira.
O ingresso no programa da Universidade Zumbi dos Palmares, que tem cerca de 1,8 mil alunos, sendo 700 na cadeira do direito, se dará na prorrogação da chamada pública vigente para empresas que queiram patrocinar as bolsas ou em nova chamada pública. A entidade atuará como consultora e deverá ajudar na convocação de mais empresas e no auxílio aos bolsistas.
Além de CNJ e Zumbi dos Palmares, a Fundação Getulio Vargas (FGV) já é parceira do CNJ, sendo responsável pela gestão dos valores.
Também ficou definido que a Universidade e o CNJ elaborarão, em conjunto, uma pesquisa sobre o perfil dos juízes negros no Brasil, que poderá incluir também dados sobre os bolsistas do programa.
Agência CNJ de Notícias